E-mail: [email protected] | Frete: Em até 3 horas para Cidade de São Paulo e Região | Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h.

TELEFONE

11 99754-7432

FRETE GRÁTIS

Acima de R$399 em SP

PARCELAMENTO

Em até 6x no cartão

À VISTA

5% de desconto à vista

SEGURANÇA

Site e pagamento seguros

EXPRESSO

Entrega expressa em até 3h para SP

homem pensativo segurando um aparelho de cigarro eletrônico

50 mg de nicotina é muito?

50 mg de nicotina é muito?

 

Uma das grandes vantagens do cigarro eletrônico é que o consumidor pode escolher e controlar a quantidade de nicotina inalada durante a vaporização. No entanto, como esse poder de escolha é uma novidade – os usuários do cigarro tradicional não tinham nem acesso à informação clara de quanto de nicotina estava ingerindo, nem possibilidade de escolha –, muita gente fica insegura na hora de escolher a porcentagem de nicotina do pod. Será que 50mg de nicotina é muito forte? A resposta é: depende. Vamos te explicar o porquê ao longo deste artigo.

 

O que é nicotina?

 

A nicotina é uma substância psicoativa naturalmente encontrada, principalmente, nas folhas de tabaco e em algumas outras plantas.

 

Efeitos da nicotina no corpo

 

A nicotina é absorvida rapidamente pelo corpo e atua no sistema nervoso central, liberando neurotransmissores como a dopamina. Essa ação neuroquímica é responsável pelos efeitos estimulantes associados ao consumo de nicotina. A substância pode provocar aumento da frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, liberação de adrenalina e estimulação do sistema nervoso central, resultando em uma sensação de prazer. Ela tem duplo efeito: estimulante e tranquilizante. O uso frequente de nicotina, contudo, pode causar dependência.

 

Produtos que contém nicotina 

 

Para saber se 50mg de nicotina é muito, primeiro você precisa entender a diferença entre a concentração bruta e a inalada, e como elas são encontradas nos diferentes produtos que contêm nicotina. No processo de vaporização (cigarros eletrônicos) e de produção de fumaça (cigarros tradicionais) há uma grande perda da quantidade de nicotina bruta.

 

Líquidos nicsalt (Pods)

 

Os líquidos (também chamados de juice) nicsalt alimentam os cigarros eletrônicos do tipo pod system (recarregáveis e descartáveis). Eles contêm sais de nicotina presentes na forma natural da planta de tabaco. A concentração de nicotina dos juices nicsalt varia, em média, entre 25g e 50mg/ml. O máximo de nicotina encontrada nos líquidos para cigarro eletrônico é 60mg. E então, você pergunta: 50mg de nicotina é muito? Seria muito se essa fosse a quantidade real absorvida pelo corpo. Essa quantidade é a concentração bruta. Uma pesquisa demonstrou, inclusive, que o processo de vaporização presente nos cigarros eletrônicos, entrega 85% menos nicotina aos pulmões em comparação com um cigarro comum.

 

Líquidos freebase (Vapes)

 

Os líquidos freebase, utilizados nos vapes (dispositivos robustos, que produzem mais vapor), têm uma concentração menor de nicotina, podendo inclusive chegar a zero. Em geral, os juices freebase variam de 0mg a 9mg em termos de concentração de nicotina. A nicotina freebase é mais alcalina e produz a sensação de arranhar na garganta, quando consumida em altas concentrações. Por isso é utilizada em doses menores.

 

Cigarros convencionais

 

Os cigarros tradicionais, além de outras 4.700 substâncias tóxicas, possuem nicotina. No entanto, frequentemente há um erro de cálculo quando se compara a concentração de nicotina dos cigarros comuns e dos cigarros eletrônicos. A informação divulgada pelas empresas de cigarro é que um maço tem no máximo 20g de nicotina (cada cigarro tem no máximo 1g de nicotina). Essa, porém, é concentração inalada. Estima-se que a concentração bruta de nicotina em um maço de cigarros no Brasil pode chegar a 270mg.

 

O consumo de dois cartuchos de 2ml de um pod preenchido com juice 50mg/ml de nicotina resultaria em 200mg de nicotina bruta. Portanto, 50mg é muito, mas não é uma concentração maior do que a de um maço de cigarros tradicionais.

Um pod descartável de 1.500 puffs equivale, mais ou menos, a um maço de cigarros em termos de quantidade de tragadas, mas não necessariamente no que diz respeito ao consumo de nicotina. Primeiro, isso vai depender da concentração de nicotina do juice escolhido. Depois, o processo de vaporização, em comparação com a queima de tabaco, entrega menos nicotina aos pulmões.

 

Alternativas para consumo de nicotina 

 

Os cigarros eletrônicos são boas alternativas para quem deseja ir diminuindo o consumo de nicotina aos poucos. Deste modo, o consumidor pode adquirir juices com menor concentração de nicotina até zerar a ingestão da substância. Ou mesmo já começar utilizando os juices com zero concentração de nicotina.

 

Os juices com CBD (um dos princípios ativos da cannabis) e sem nicotina são uma boa alternativa. As pesquisas indicam que o canabidiol tem propriedades ansiolíticas e antidepressivas, auxiliando no alívio de transtornos de ansiedade e depressão. O seu potencial analgésico e anti-inflamatório também tem sido estudado, o que pode beneficiar pessoas que sofrem de doenças crônicas.

 

A diminuição gradativa da concentração de nicotina, porém, ainda parece ser a melhor alternativa para quem enfrenta a dependência. Um estudo publicado pela Society for Research on Nicotine & Tobacco concluiu que a nicotina nos cigarros eletrônicos é um fator relevante para os fumantes que utilizam o dispositivo com o objetivo de parar de fumar. Outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Genebra e da Virginia Commonwealth University, indicou que os cigarros eletrônicos com nicotina causaram menos dependência que outras técnicas para abandonar o fumo, como as gomas de nicotina.

 

Tolerância individual

 

Na hora de escolher a concentração de nicotina do juice para pod ou vape, é importante levar em consideração a tolerância pessoal à substância. Se você nunca fumou um cigarro tradicional ou fumou poucas vezes, escolha um juice de concentração mais baixa de nicotina. Quem não está acostumado a fumar pode ter a sensação de enjoo ou tontura ao usar o vape pela primeira vez.

 

 

Cigarros eletrônicos: a escolha pela redução de danos

Os cigarros eletrônicos são produtos destinados a adultos que desejam fazer um uso consciente e responsável, focado na redução de danos. A escolha do teor de nicotina que, sim, pode causar dependência, está no poder do consumidor. O mais importante é estar bem informado na hora da compra.

Se você deseja abandonar a fumaça e fazer parte do mundo do vapor, acesse a loja online Vapor On. Aqui você encontra as principais marcas de pods, vapes, juices e outros acessórios para começar no universo do vaping. Compre com segurança, praticidade e informação.